quarta-feira, 30 de junho de 2010
AS CHUVAS CONTINUAM E AUMENTA O NÚMERO DE MORTES NO NORDESTE
Os estados mais afetados pela chuva, Alagoas e Pernambuco, continuam contabilizando seus mortos e o número de vitimas fatais aumentou nos últimos dias.
O total de vidas perdidas já chegou a 57 nos dois Estados. São 37 óbitos confirmados no estado de Alagoas e 20 em Pernambuco, Segundo levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil na tarde desta terça-feira (29). No estado de Alagoas, 69 pessoas ainda estão desaparecidas.
Alagoas tem hoje mais de 26.600 desabrigados e quase 48.000 desalojados em 15 cidades em estado de calamidade pública e 4 em situação de emergência. Já em Pernambuco, 27 cidades estão em situação de emergência e 12 em estado de calamidade pública. Os desabrigados em Pernambuco já beira os 27.000 e mais de 55.600 estão desalojados no estado.
Segundo a defesa civil de Pernambuco o estado tem 142 pontes e por volta de 4.500 quilômetros de estradas comprometidas.
A enchente devastou o município de Palmares destruindo mais de dois séculos da história e da cultura pernambucanas. A Cidade que recebeu o nome de Palmares em homenagem ao Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas, ganhou também o nome de Terra dos Poetas porque lá nasceram grandes nomes da literatura brasileira, como o poeta modernista Ascenso Ferreiro e os escritores Hermilo Borba Filho e Jayme Griz.
A população quer voltar e tentar reconstruir suas casas, mas o governo do estado quer designar novas áreas longe de riscos para assentar os desabrigados.
terça-feira, 29 de junho de 2010
COPA DO MUNDO - Em fim, um dia normal
Depois de um dia para a arbitragem da Copa do Mundo apagar do currículo, em fim um dia normal.
O prejuízo ficou para as Seleções da Inglaterra e do México, eliminadas no dia de ontem em conseqüência dos erros dos árbitros que apitaram os jogos Inglaterra 1 x 4 Alemanha e México 0 x 3 Argentina.
Um gol não visto pela arbitragem quando a bola bateu na trave superior e caiu dentro do gol da Alemanha ainda no primeiro tempo, e que seria o empate da seleção Inglesa em 2 x 2, desestabilizou a Inglaterra que acabou dando espaço à seleção Alemã que não bobeou e no segundo tempo ampliou o placar.
Já no outro jogo, quando o México dominava a Argentina mandando bola na trave e criando jogadas de ataque perigosas, um gol de Tevês em impedimento abrindo o marcador, esfriou a seleção mexicana e deu mais tranqüilidade à Argentina que aumentou o placar.
Hoje que o Brasil entrou em campo para seu primeiro jogo eliminatório, felizmente a arbitragem já escaldada dos erros de ontem, não teve influencia nos resultados e as seleções da Eslováquia e do Chile, eliminadas da copa não tem por que reclamar dos resultados.
A Holanda dominou a Eslováquia, fez logo 2 a 0 e mesmo tomando o gol de pênalti no final do jogo, conseguiu a classificação às quartas de final da copa.
Enquanto isso, a seleção Chilena não foi pariu para o conjunto de astros do Brasil. A seleção brasileira formada em sua maioria por jogadores que atuam fora do Brasil mostrou o que, como dizem torcedores em final de campeonato, “eu já sabia”; cresceu como sempre cresce no decorrer das competições e com um futebol em conjunto, venceu bem o Chile por 3 a 0.
Não foi um jogo fácil, afinal a seleção chilena vinha apresentando uma boa campanha nesta copa, mas o entrosamento da seleção brasileira melhorou muito do último jogo para esse de hoje, e como a maioria dos jogadores fez questão de frisar nas entrevistas, a vitória se deu pelo conjunto da equipe.
O time brasileiro esteve solto; destaco entro outros, o Kaka, que alem de ter sido a locomotiva do Brasil, deu combate a ponto de voltar a ser advertido com cartão amarelo, o que visivelmente o deixou preocupado durante o resto da partida.
Foi também ele Kaka protagonista de um dos lances que mais chamou atenção, quando ao chutar uma bola por cima do gol foi flagrado pelas câmeras falando uma frase que nem foi preciso especialista para fazer leitura labial. Ele pode dizer que se lembrou das enchentes que estão ocorrendo no Nordeste e falou: “ponte que partiu”.
Para os torcedores em geral foi um dia como deveria ser todos os dias de competição; ganhando quem jogou melhor, sem interferência, sem zebra, sem motivos pra lamentações.
Para quem sofre uma desclassificação fica sempre a sensação de um trabalho incompleto, mas é importante também reconhecer a superioridade do concorrente, como fez o técnico da seleção chilena Marcelo Bielsa ao declarar que a classificação do Brasil foi justa pelo futebol que a seleção brasileira apresentou.sábado, 26 de junho de 2010
2010, um ano que para muitos já marcou de forma negativa
O que é bom dura pouco; quem bate esquece; felicidade é coisa passageira... Expressões como essas, comuns no nosso dia-a-dia, viram verdades porque são baseadas em experiências vividas por mais e mais pessoas. É notório que as coisas boas são esquecidas com maior rapidez que as coisas ruins, e é por essa razão que 2010 promete ser negativamente, inesquecível para muita gente.
O ano mal chegou à metade e muitos acontecimentos marcaram de forma negativa, muitas vidas no Brasil e no resto do Planeta.
O Brasil começou o ano procurando corpos de vitimas dos desabamentos de terra em Angra dos Reis e Ilha Grande.
Enchentes e deslizamentos de terras são pautas presentes no noticiário quase que diariamente no Brasil, na China, no Japão e em tantos outros países.
Vilas inteiras foram destruídas por enchentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Terremotos devastadores destruíram sem dó nem piedade praticamente todo o território do Haiti e parte do Chile.
No Brasil, passado o período das grandes chuvas, tudo parecia caminhar para uma grande festa, com a expectativa de acompanhar a copa do mundo, e a esperança de ver a seleção brasileira de futebol conquistar mais um titulo mundial.
No Nordeste, além da euforia da copa, tem a animação com os preparativos para o consagrado espetáculo dos festejos de São João.
E foi justamente lá no Nordeste, Região caracterizada por períodos de longas secas, que por um capricho da natureza ou sabe-se la porque, as chuvas derramaram um volume de água jamais visto por aquele povo; devastando cidades inteiras principalmente nos Estados de Alagoas e Pernambuco, aonde o povo faz das festas juninas a maior manifestação popular do Estado; maior até mesmo que o carnaval.
Para quem foi agraciado com a vida ao passar por algum desses desastres, será necessário muitos anos para apagar da memória as imagens vividas e/ou presenciadas.
Para muitas dessas pessoas, a vida literalmente começa denovo, pois, terão que reconstruir, na maioria dos casos, do nada, tudo que tinham construído no decorrer da vida.
Este desastre que ocorreu agora em Pernambuco e Alagoas quis o destino que fosse pra não ser esquecido jamais por aquele povo.
A cada quatro anos, quando novamente tiver sendo disputada outra copa do mundo, as lembranças desta tragédia voltarão às memórias de quem foi vítima dela.
Nem a conquista da copa do mundo pela seleção brasileira fará com que os desabrigados do Nordeste tenham um pouco de alegria diante da situação deixada pelas chuvas naquela Região.
Neste momento a felicidade para aquela gente também pode ser chamada de solidariedade.sexta-feira, 25 de junho de 2010
PT de Guarulhos recebe Grana
O diretório regional do Partido dos Trabalhadores (PT) de Guarulhos recebeu na última sexta-feira 18 o Presidente licenciado da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) Carlos Grana.
O encontro contou com a presença de diretores e militantes do partido, lideres comunitários, movimentos populares e trabalhadores metalúrgicos.
A finalidade da visita do Presidente da CNM/CUT à cidade foi a organização de base eleitoral com vistas às eleições de três de Outubro.
Carlos Grana é candidato a Deputado Estadual por São Paulo e conta com o apoio irrestrito do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, companheiros de muitas lutas pela categoria metalúrgica na região do ABC em outros tempos.
O candidato falou de sua trajetória no sindicalismo, de sua atuação à frente da CNM/CUT e da decisão de concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado. Recebeu manifestações de apoio das representações comunitárias presentes e assumiu compromisso de se eleito, trabalhar com atenção especial por Guarulhos.
Na saída do evento Grana se encontrou casualmente com diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, filiado à Força Sindical, que tem sede a aproximadamente 50 metros da sede regional do PT. Numa demonstração real de convivência pacífica entre as representações das duas principais Centrais Sindical do País, Força e CUT, seus diretores recordaram encontros anteriores em eventos em que as centrais estiveram unidas em prol de um mesmo objetivo em benefício dos trabalhadores.
Mesmo com as atenções dos eleitores todas voltadas para os jogos da Copa do Mundo na África, o Presidente licenciado da CNM/CUT continua garimpando votos em todo o Estado de São Paulo, como no jantar ocorrido no início deste mês em São Bernardo do Campo que contou com a presença de mais de 500 pessoas.COPA DO MUNDO
França e Itália, boa viagem...
Só falta a Argentina!!!
Toda alegria e euforia do inicio da copa da África do Sul aos poucos está se apagando.
A eliminação dos donos da casa, da competição, a seleção sul africana, caiu como um balde de água fria na animação da contagiante torcida bafama, bafama.
É claro que os africanos sabiam da dificuldade de passar por seleções consagradas como Inglaterra, Itália, Alemanha, Argentina, Brasil e outras, que apesar de não terem nenhum titulo no currículo, como Espanha, Holanda e Portugal, também prometiam e se apresentaram como favoritas ao titulo.
Não tem como pensar em ganhar uma copa do mundo sem levar em consideração a possibilidade de ter que enfrentar essas grandes forças do futebol.
E foi só a copa começar pra valer, pra surgirem as decepções para algumas torcidas, e porque não dizer, para quem gosta de ver grandes apresentações das principais seleções.
O futebol apresentado abaixo do esperado, palas seleções do continente africano, não decepcionou tanto o torcedor como decepcionou o futebol apresentado por Alemanha, Inglaterra, Espanha, Holanda e principalmente Itália e França essas últimas já eliminadas na primeira fase.
Enquanto França e Itália não conseguiram superar seus adversários, as outras consideradas favoritas reagiram, continuam na competição e com certeza ainda vão dar trabalho e proporcionar grandes espetáculos.
Por mais que cada torcedor tenha uma segunda e até uma terceira seleção para torcer, caso a do seu país seja eliminada, a cada eliminação diminui a quantidade de torcedores mundo a fora, pois, muitos não teem o hábito de torcer para outra equipe que não seja a do seu país. Até que sejam definas as duas seleções finalistas muita decepção e muita festa ainda vão acontecer.
Sem dúvida é lamentável ver Itália e França, respectivamente atual campeã e vice, voltando pra casa ainda na primeira fase da copa; mas pra nos brasileiros que fomos eliminados pela França em 1986 e 2006 e pela Itália em 1982, quando apresentávamos o melhor futebol daquela copa, não tem como negar que fica uma pontinha grande de felicidade.
E apesar de reconhecer que Dom Diego Maradona está fazendo um ótimo trabalho com a seleção Argentina, mostrando um relacionamento exemplar com seus comandados, que o retribuem com bom desempenho em campo, eu, assim como grande parte da torcida brasileira, não ficaria triste se nossos irmanos Argentinos fossem os próximos a ir matar a saudade de seus familiares.
Melhor que isso só se nós carimbássemos os passaportes deles.
Aos Franceses e Italianos, boa viagem, até a próxima, sejam bem vindos... em 2014.
Os parabéns vão para Coréia do Sul, Eslováquia e Japão já classificados para a próxima fase, e para a América do Sul com todos os representantes também classificados para as oitavas, incluindo o México que tem sido incluído nas disputas Sulamericanas e que também já está nas oitavas.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Eleições 2010
Depois de muitos anos tendo que escolher um candidato entre vários, de diversos partidos, nas eleições para Presidente, o eleitor brasileiro terá nas próximas eleições, praticamente uma disputa bipartidarista.
Com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e as respectivas candidaturas de Dilma Rousseff e José Serra, as chances de outros candidatos são mínimas.
Resta aos outros partidos e seus candidatos serem meros coadjuvantes e trabalharem apenas com o objetivo de conquistar uma projeção maior de seus nomes.
Diante da aprovação que o governo Lula alcança em cada pesquisa de avaliação, tem-se a impressão, que não há no país alguém capaz da fazer um governo que possa pelo menos manter o nível de satisfação dos brasileiros.
No começo do ano eleitoral, as pesquisas apresentavam um cenário amplamente favorável ao candidato tucano, dando a impressão de que seria fácil a vitória do PSDB.
Quando saíram as primeiras pesquisas de intenção de voto mostrando empate técnico entre a ainda pré-candidata Dilma e o então pré-candidato Serra, os tucanos acusaram os órgãos de pesquisa, de manipulação dos números, não acreditaram que seria possível.
Após a oficialização das duas candidaturas, a primeira pesquisa confirma a preferência do eleitor pela candidata do PT; que já aparece na frente do candidato do PSDB.
Em um levantamento encomendado pela Conferência Nacional da Industria (CNI) e divulgado pelo Ibop nesta Terça-feira, a candidata petista aparece com 40% das intenções de voto, contra 35% do candidato tucano.
Quando a sondagem é feita apresentando-se um cenário com todos os candidatos à Presidência, a candidata do PT lidera com 38% contra 32% do candidato do PSDB.
A exemplo de outros países da América do Sul como Argentina e Chile, o Brasil pode ser o próximo a ter uma mulher na Presidência.
Se depender de confiança na competência da mulher, é só observar o cenário dentro das empresas, onde cada vez mais, cresce a presença feminina; inclusive, em cargos de liderança.
A eleição para o cargo mais importante do país em 3 de Outubro será sem dúvida uma grande disputa entre os dois principais partidos políticos do Brasil no momento.
E não deixa de ser um grande jogo, onde o eleitor aposta o futuro do país e porque não dizer, o seu futuro; daí, a importância de se analisar muito bem as propostas, as possibilidades de um bom governo e votar com confiança e consciência.