Páginas

Powered By Blogger

sábado, 11 de setembro de 2010

Copa do Mundo, Eleições e Carnaval

Poucos eventos são capazes de provocar tanta euforia no povo quanto esses três: copa do mundo, eleições e carnaval.
Pelo menos no Brasil, são os três eventos que conseguem mobilizar o maior número de pessoas, independente de classe social, e fazer com que elas saiam às ruas e não tenham medo nem vergonha de declarar seu afeto, sua paixão pelo evento.
O carnaval já não é mais tão popular como já foi. Não existe mais o carnaval de rua como havia antes. Hoje mais concentrado nos desfiles, ganhou em criatividade, em beleza, mas perdeu em festividade, em calor humano.
Com o carnaval de rua, com os bailes de carnaval, todo mundo se divertia.
Com os desfiles, enquanto alguns se divertem desfilando, a grande maioria apenas aprecia, assiste e aplaude.
A copa do mundo, por ser um evento global, é talvez o que mobiliza mais gente. Isto se dar também, pelo caráter competitivo e por ativar o sentimento de patriotismo.
Muito parecida com as manifestações apresentadas no período da copa, tem sido as agitações com os preparativos e as campanhas para as eleições de representantes do povo nos municípios, estados e União.
Pouco a pouco, ano a ano, os brasileiros vão deixando para trás a era da ditadura, da repressão, e a geração militarismo, a geração censura, que se criou sob um regime em que não se podia dizer o que pensava, já passa a participar mais da política do país e com isso incentiva as novas gerações que plantam dentro de si o bichinho da política, que cresce junto com elas e cada vez mais o povo vai ganhando consciência e a Nação voltando a ser uma Nação politizada como era no período da ditadura.
Com esse aumento de conscientização, aliado às disputas travadas pelos partidos políticos, as ruas hoje, lembram de certa forma as comemorações de uma copa do mundo. São bandeiras e mais bandeiras tremulando, congestionamentos no transito, provocados pela presença de algum candidato na região e muita gente nas ruas agitando bandeiras.
Não me vem à memória neste momento, outro evento que consiga envolver tanta gente com esse ar festivo.
As semelhanças desses tres eventos são tantas, que ao final de ambos, os simpatizantes são divididos em lados opostos, alguns comemoram, outros lamentam, e todos já começam se preparar pensando na próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário