Páginas

Powered By Blogger

domingo, 16 de setembro de 2012

Eleições 2012 – Na corrida para convencer o eleitor os partidos apresentam seus reforços

Petistas lotaram "angar 8" - Foto Reginaldo Bezerra  


Faltando pouco mais de 20 dias para o eleitor dizer quem vai ser o seu representante como prefeito e vereador, os partidos se valem de personagens internos que possam com suas imagens e histórias de luta política significar reforço às campanhas.
Em São Paulo, nas duas cidades com maior índice populacional do estado, a capital São Paulo e a cidade de Guarulhos, a disputa sempre foi muito acirrada entre os dois principais partidos políticos do Brasil nos últimos tempos; o PT (Partido dos Trabalhadores) e o PSDB (Partido da Sicial Democracia Brasileira).
Excepcionalmente nesta eleição, na capital, esses dois partidos estão brigando pelo segundo lugar nesse primeiro turno; já que o candidato do PP (Partido Progressista) Celso Russumano vem liderando a disputa segundo as pesquisas.
Sentindo que pode perder a prefeitura de São Paulo, que José Serra “emprestou” ao atual Prefeito Gilberto Kassab, o PSDB tem se valido da sua segunda figura mais importante (a primeira é o Serra), o atual Governador do Estado Geraldo Alkemin.
O Governador vem aparecendo no horário político na tv, explorando sempre o julgamento dos envolvidos no escândalo denominado como “mensalão”, ocorrido no primeiro mandato do Presidente Lula.
Ao mesmo tempo, o partido intensificou a campanha em Guarulhos, onde o candidato do partido à prefeitura, o empresário e atual Deputado Federal Carlos Roberto, espalhou um batalhão de pessoas nas praças e avenidas, com bandeiras de campanha.
O PT por sua vez, não está dormindo no ponto; convocou a imagem do ex-presidente Lula e até a da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy para reforçar a candidatura do seu representante na capital, Fernando Addad.
Entre as armas utilizadas pelo PT na capital estão o questionamento da falta de compromisso do Serra com os eleitores (prometeu cumprir os 4 anos de mandato e não cumpriu) e o analfabetismo de alunos da progressão continuada criada pelo ex-prefeito Serra.
Como em Guarulhos não tem horário político na tv, os reforços são apresentados pessoalmente. Foi o que fez o PT nessa sexta-feira (14/09) no lançamento do programa de governo do atual prefeito e candidato a re-eleição Sebastião Almeida no salão de shows angar 8.
Estiveram presentes ao evento, seus fieis escudeiros; o ex-prefeito Eloi Pietá (sempre muito festejado pelos militantes), o Deputado Estadual Alencar Santana, a Deputada Federal Janete Pietá e a Ministra de planejamento da Presidenta Dilma Rousseff, Mirian Belchior.
O prefeito, a ministra e o vice Carlos Derman - Foto Reginaldo Bezerra
A presença de ministérios do governo Dilma em Guarulhos já não é novidade, logo no lançamento da campanha do partido na cidade em julho, esteve presente o ministro da saúde Alexandre Padilha.
A disputa da prefeitura de Guarulhos, a exemplo das últimas eleições, deve ficar entre PT e PSDB.
Resta saber se o PT com a maior co-ligação da cidade (16 partidos) e sendo situação, não vai ser capaz de conquistar os votos suficientes para definir a eleição já no primeiro turno.
A certeza é uma só, até que venha o dia 7 de outubro, os reforços serão convocados, as batalhas continuarão e as previsões de pesquisas serão apenas números.
É o eleitor quem vai dar a última palavra; e essa sim será incontestável. 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cresce o apoio ao candidato a vereador Vavá

Vavá (a esquerda) e o ex-prefeito de Guarulhos Eloi Pietá
Foto: Reginaldo Bezerra
O candidato a vereador Vavá tem recebido cada vez mais apoio da população à sua candidatura na região do Taboão em Guarulhos; especialmente no bairro do Jardim Acácio aonde atua como cabeleireiro.
Os fatores que mais teem contribuído para a campanha, são o carisma que o candidato tem com o público, o jingo da campanha com o refrão “Agora é Vavá” em ritmo dançante e com aspecto viral que faz com que ao ouvir as pessoas já saiam cantando, e os salões de cabeleireiros dos familiares, que funcionam como comitês políticos.
Sempre que pode o candidato se faz presente nos eventos da campanha do prefeito e candidato a re-eleição Sebastião Almeida. Nessas ocasiões o candidato Vavá tem aproveitado as oportunidades para apresentar suas propostas às autoridades presentes aos eventos. O candidato sempre faz questão de sugerir às autoridades, que entrem no you tube e acessem “vava 17010”, para ver a sua proposta de via para interligação dos bairros Parque Flamengo, Jardim Acácio e Parque Mikail II, que trará benefício à população e aliviará o transito na região.
O candidato posa com a Dep. Fed.
 Janete Pietá
Foto: Reginaldo Bezerra
Entre as autoridades que já tomaram conhecimento da proposta, estão o prefeito Almeida, o ex-prefeito Eloi Pietá, o Deputado Estadual Alencar Santana e a Deputada Federal Janete Pietá.
Outro fator que tem contribuído com a candidatura do Vavá, é a rejeição aos outros candidatos da região, que já tiveram oportunidade de mostrar algum trabalho, em especial no Jardim Acácio, e não o fizeram.
Com uma campanha modesta na qual utiliza apenas o material de campanha doado pelo seu partido PSL (Partido Social Liberal), o candidato vai conquistando a simpatia dos eleitores e acreditando cada vez mais na conquista de uma das 34 cadeiras da Câmara Municipal de Guarulhos em 7 de outubro.

Corrupção, um “fenômeno artificial” tão destruidor quanto os naturais


O Brasil lindo e maravilhoso com seus pontos turísticos que poucos brasileiros teem condições de conhecer, até parece ter sido escolhido pelo criador do universo para ficar livre dos principais fenômenos naturais e catastróficos como vulcões, terremotos, maremotos, tufões, tissunames e tantos outros comuns em outros países.
No entanto, por aqui, o “fenômeno” mais devastador começa a ser desenvolvido na mente do povo brasileiro muito cedo e de forma aparentemente inconsciente.
A repugnante corrupção que constantemente vira pauta principal no noticiário brasileiro, é sempre lembrada pelos eleitores nesses períodos de campanhas eleitorais. O que o eleitor não se dar conta, é que ele próprio, muitas vezes é agente desse “fenômeno” quando aceita dar o seu voto a um determinado candidato apenas porque o mesmo lhe prestou algum favor.
A corrupção não está presente apenas nas grandes fraudes, o simples ato de usar a famosa “cola” nas salas de aula, já significa um ato corrupto; tanto para quem a passa, como para quem a aceita. A maioria dos atos de corrupção, com exceção daqueles em que o infrator utiliza “laranjas” em suas ações, é formado por um corruptor (ativo) – que oferece alguma vantagem - e um corrompido (passivo) – que aceita a vantagem.
Por outro lado, como para tudo há sempre uma contra-partida, se alguém de alguma forma recebe algum tipo de vantagem, conseqüentemente outro alguém fica com um prejuízo.
O problema é mais sério quando o prejuízo significa a perda de vidas. Neste domingo (2/9); o programa fantástico da Rede Globo apresentou matéria sobre fraudes envolvendo clinicas médicas que teem convênio com o SUS (sistema único de saúde) e que cobram por serviços não prestados. Algumas chegam a o ponto de ter pessoas recrutando crianças nas ruas para fazer um simples exame de sangue e cobrar do SUS internações fictícias.
De acordo com a matéria o dinheiro desviado com o esquema acaba faltando para atender casos reais de necessidade de atendimento e pessoas podem estar morrendo em conseqüência disso.
Essas atitudes de alguns que se acham espertos, resultam em mais sofrimento principalmente para aqueles que mais precisam.