sábado, 29 de novembro de 2014
Semana de Auditorias Públicas na Câmara Municipal de Guarulhos
Durante toda essa semana a Câmara Municipal de Guarulhos recebeu as Secretarias e Coordenadorias Municipais para Auditorias Públicas em cumprimento à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015.
O evento consiste em submeter o orçamento anual de cada Secretaria e/ou Coordenadoria à apreciação e possíveis questionamentos dos Vereadores assim como de membros da sociedade.
Todos os representantes das pastas tiveram que responder a muitos questionamentos dos Parlamentares e dos membros da Sociedade presentes.
As Audiências são presididas pelo Vereador Laércio Sandes e tem contado com grande participação dos Vereadores; com destaque para os questionamentos acalorados dos Vereadores da bancada de oposição Guti (PV), Romildo Santos (PSDB), Geraldo Celestina (PSDB); bem como de Vereadores da bancada governista como o Professor Samuel Vasconcelos (PT), Dr. Alexandre Dentista (PSDC) e Novinho Brasil (PTN).
Duas das principais Secretarias apresentaram seus orçamentos nesta sexta-feira.
A Secretaria da Educação comandada pelo Vereador licenciado Professor Moacir fez o encerramento das atividades com uma apresentação muita bem elaborada; e como esperado, muito questionada por se tratar de representação de um dos temas mais críticos do Serviço Público Nacional.
Mais cedo foi a vez da apresentação da Secretaria cujo tema é o mais critico dos Serviços Públicos: A Secretaria da Saúde.
O titular da pasta, o vice-prefeito e Secretário da Saúde Carlos Derman, também fez uma apresentação bem detalhada do orçamento para 2015, e como esperado, foi sabatinado, por Vereadores, Conselheiros e Delegados do Orçamento Participativo (OP), bem como por representantes de Hospitais da Cidade, que enfrentam crises financeiras e assistências.
Em conseqüência dos diversos questionamentos referentes às questões de Saúde, houve um atraso substancial no horário das demais Audiências na ordem do dia; provocando atraso também no retorno dos Vereadores após almoço; o que levou o presidente Laércio Sandes a adiar duas Auditorias (Finanças e Serviços Públicos) por falta corum, remarcando-as para o próximo dia 09/12.
Além das Auditorias adiadas por falta de corum também foram adiadas as de Cultura, em razão do titular da paste estar em viagem e a da própria Câmara Municipal de Guarulhos, por conseqüência dos atrasos ocorridos no cronograma das apresentações dessa sexta-feira.
Assinar:
Postagens (Atom)