Páginas

Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de março de 2013

Santidade, Justiça e irresponsabilidade, os principais temas da mídia nesta semana



Papa Francisco - Foto AP/ig
Durante toda essa semana três temas foram muito explorados pela mídia no Brasil. Dois deles exclusivamente nacionais, porém, com repercussão internacional por estarem relacionados a atitudes desumanas; o julgamento do ex-policial e advogado Mizael Bispo de Souza em Guarulhos, acusado da morte da ex-namorada Mércia Nakashima, em maio de 2010, cujo corpo foi encontrado ferido por disparo de armas de fogo e afundado em uma represa, juntamente com o carro da vítima; e, o atropelamento do ciclista David Santos de Souza em São Paulo, que teve o braço direto arrancado e jogado em um córrego pelo motorista que o atropelou Alex Siwek, após o mesmo ter se evadido do local do acidente sem prestar assistência à vítima.
E o terceiro tema e com certeza o mais explorado por tratar de algo da maior importância para grande parte da humanidade; a eleição de sua santidade o Papa. Que fique claro, muito cloro, que digo terceiro apenas por ter me referido aos dois anteriores primeiro, pois, este sem sombra de dúvidas, foi o tema que teve a maior cobertura e a maior importância para o principal cliente da mídia, o público.
Ambos os temas ainda serão noticia por muitos dias nos meios de comunicação e é provável que voltaremos a falar deles também nesse espaço. Afinal, também fazemos parte desse universo midiático.
TVs frente oa Forum de Guarulhos - Foto Reginaldo Bezerra
Por ordem de repercussão sem dúvida a eleição do novo Papa para substituir o Papa Bento XVI que renunciou faz uma semana tem sido o tema que mais atrai a atenção de leitores, espectadores e telespectadores. Muitos ainda comemoram a escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio eleito nessa quarta-feira e que escolheu ser chamado de papa Francisco. Inicialmente apresentado pelos meios de comunicação como Francisco I. A confusão com o nome do novo papa ainda persiste para alguns, assim como a surpresa pela escolha de um argentino que não estava entre os mais cotados, entre os quais, o cardeal brasileiro Dom Odilo Scherer.
Francisco, Francisco I, a verdade é que todos os católicos estavam anciosos para conhecer o novo chefe da igreja; e como é comum na região nordeste do Brasil, que a população é muito religiosa, logo estarão tão íntimos do papa que o chamarão de papa “Chico”.
Por outro lado, dos outros dois temas mais explorados pela mídia nesta semana apenas o caso do ciclista acena para um final “feliz”, algumas empresas comovidas ou se aproveitando da repercussão midiática do caso, ofereceram próteses mecânicas para o ciclista.
Mulheres protestam e pedem justiça - Foto Reginaldo Bezerra
Já o caso Mercia Nakashima como ficou conhecido, com certeza não terá desfecho feliz. Os jurados que vão julgar o acusado Mizael, diante de tudo que já viram e ouviram durante essa semana (hoje é o terceiro dia do julgamento), devem estar muito confusos. O acusado nega ser o culpado, porém, se contradiz a cada depoimento; enquanto provas técnicas apresentadas pela acusação apresentam falhas e não conseguem apontar com clareza, evidência da culpa do acusado. Tudo isso, ao final do julgamento, independente de qual seja o resultado, pode causar em uma ou até em ambas as partes, a sensação de injustiça.
Perueiros frente ao Forum - Foto Reginaldo Bezerra
Nos estivemos no fórum na manhã dessa quinta-feira e o que vimos foi um amontuado de unidades móveis de tv em frente à entrada principal, grupos de mulheres protestando contra o machismo e pedindo justiça no caso Mércia, e até organização de perueiros protestando contra o PT (Partido dos Trabalhadores) e seus prefeitos Sebastião Almeida (Guarulhos) e Fernando Addade (São Paulo).
É sempre assim, amada por uns, odiada por outros, a mídia através dos meios de comunicação, isenta ou não, segue fazendo seu papel.
Quem precisa corre atrás, quem acha que não precisa, foge dela.