Páginas

Powered By Blogger

sábado, 27 de outubro de 2012

Eleições 2012 Segundo turno, é hora de classicos

No próximo domingo 28/10 a população brasileira participará das principais disputas políticas do país.
Comparando, por exemplo, com a grande paixão desse povo, o futebol, eu diria que no primeiro turno das eleições aconteceram as disputas em que alguém era favorito e confirmou seu favoritismo, já nessa fase, serão disputados os grandes clássicos.
Com exceção de algumas “zebras”, onde candidatos que não eram cotados para estar no segundo turno conseguiram tal feito, a grande maioria das disputas nesse segundo turno conta com dois candidatos e/ou partidos que já consagraram alguma rivalidade.
Em São Paulo, nas duas principais cidades do Estado, as duas de maior índice populacional, a capital São Paulo e a cidade de Guarulhos, o pleito bota frente-a-frente os dois partidos de maior rivalidade nacional; PT (Partido dos Trabalhadores) e PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).
Partido dos Trabalhadores
Partido da Social Democracia Brasileira

Na capital o PSDB tem como seu representando a sua figura de maior destaque, José Serra, por já ter disputado algumas vezes a presidência da república. O candidato, inclusive, tem enriquecido seu currículo pulando de uma cadeira para outra antes de concluir os mandatos.
O PT por sua vez tem atuado como os times de voley, girando na quadra. A cada eleição o partido apresenta um novo candidato; dessa vez, o candidato é Fernando Haddad, que, pelo cenário do primeiro turno, só aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, atrás de Celso Russomano e José Serra, respectivamente.
A surpresa maior nessa disputa nem chegou a ser a presença de Haddad no segundo turno, mas sim, a queda de Russumano para o terceiro lugar.
Essa batalha entre Serra e Haddad na capital pode apresentar surpresa e mudança na administração da prefeitura no próximo domingo. O candidato do PT não só surpreendeu chegando para o segundo turno como tem aparecido na frente nas pesquisas.
No debate dos dois candidatos, transmitido nesta sexta-feira 26/10 pela Rede Globo de televisão, o candidato petista esteve bem apesar do candidato tucano provoca-lo sempre procurando trazer para o debate o julgamento do mensalão.
Já na cidade de Guarulhos o PT tenta a re-eleição do atual prefeito Sebastião Almeida; e mais uma vez, o adversário é o empresário Carlos Roberto. Nessa disputa o candidato tucano chegou por a terceira vez à final, porém, como nas vezes anteriores, com poucas chances de virar o jogo, já que o petista Almeida por pouco não venceu já no primeiro turno. Enquanto o candidato do PT recebeu 49,65% dos votos em uma disputa em que havia sete concorrentes, o candidato do PSDB recebeu apenas 29%.
Nesse campeonato onde os jogadores se apresentam e o povo é quem diz quem é melhor, as surpresas são comuns.
O importante é que cada eleitor, na hora de escolher, não seja egoísta e vote pela sociedade.

domingo, 7 de outubro de 2012

Eleições 2012 - o início do fim

Depois de três meses de muito barulho, muita sujeira (física - panfletos, placas, cartazes... - e moral - denúncias, acusações, mentiras, promessas que não serão cumpridas...); finalmente chegamos ao que pode se chamar de inicio do fim da das campanhas eleitorais de 2012. Porque para muitos ainda terá segundo turno.
Hoje, o eleitor consciente vai exercer o seu poder e escolher os seus representantes nas Câmaras Municipais e os administradores de suas cidades.
Nesse período, criou-se confusões na cabeça de muitos eleitores: Em quem acreditar? Quem está com a razão? Quem está sendo sincero? Para quem eu dou meu voto?
Acompanhando mais ativamente esta campanha pude sentir o quanto o eleitor está descontente com a política e quanto está desinformado.
Alguns até fazem campanhas contra o voto. Percorrendo bairros e ruas ví muitos lugares em situações precárias para os habitantes, muita gente morando em área de risco, e, talvez por isso, algumas pessoas desiludidas com a política, aproveitam o momento para fazer campanha contra. Pessoas que confeccionam baners, adesivos para carros e até pintam muros com frases: eu voto 00000 (nulo), em 2012 meu voto é branco, ou, vou anular meu voto.
O que essas pessoas provavelmente não sabem é que quando abrem mão do direto de escolher alguém para lhe representar, dão oportunidade para que corruptos comprem votos e se elejam. Porque apesar do eleitor se dizer envergonhado com a corrupção na política, muitas vezes, são esses que oferecem o voto para venda.
É preciso lembrar que tanto quem oferece propina como quem recebe, ambos são corruptos. Quem vende o voto é tão corrupto quanto quem compra.
A política está em tudo que fazemos. Nos cabe, identificar o que queremos e fazer nossa escolha consciente e confiante. Acertar ou errar faz parte da vida.