Páginas

Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Corinthians e Palmeiras não passam pelo futebol de Campinas e estão fora das finais do paulistão 2012


Os dois times de maior rivalidade do futebol paulista, Corinthians e Palmeiras, tiveram a infelicidade de cruzar na fase mata-mata, quartas de final do paulistão 2012, justamente com as duas equipes de Campinas, Ponte Preta e Guarani, respectivamente, e não tiveram futebol para superar as equipes campineiras.
O Corinthians, líder do primeiro turno de pontos corridos, fez uma campanha impecável até então apesar dos resultados sempre apertados; e quando o time precisou fazer o resultado não consegui se encontrar em campo e a Ponte, que terminou a primeiro turno em oitavo lugar, mesmo jogando no Pacaembu, mando de jogo do Corinthians, fez uma marcação competente e não abriu mão de atacar; abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, sofreu o gol no segundo, mas não se abalou, fez 3 a 1 e mesmo tomando o segundo gol nos acréscimos conseguiu a vitória por 3 a 2 eliminando o até então líder do paulistão.
O Palmeiras quinto colocado na primeira fase teve um adversário mais pareio, o Guarani quarto colocado; e essa diferença na colocação se refletiu em campo. O Guarani jogando em casa, a exemplo da Ponte, abriu 2 a 0 no placar, também sofreu o gol palmeirense, fez o terceiro, sofreu o segundo gol do Palmeiras, mas consegui a vitória.
Com esses resultados o futebol de Campinas tirou os dois principais rivais do futebol paulista das finais do paulistão e o futebol campineiro de quebra garantiu uma vaga na final do paulistão 2012.
Na próxima rodada vai acontecer o já famoso derby campineiro; como é chamado o clássico entre Ponte Preta e Guarani.
Na outra semifinal o São Paulo vai receber o Santos e assim como no clássico de Campinas não tem favorito; a não ser o fato de São Paulo e Ponte terem a vantagem de mando de campo.
Injustas as saídas de Corinthians e Palmeiras?
Não. Tanto Ponte como Guarani jogaram com a formula da competição. Burrice de quem faz uma competição de pontos corridos na primeira fase e mata-mata em uma única partida na fase seguinte; ou faz ponto corrido até o final ou faz um quadrangular entre os quatro primeiros da primeira fase; seria mais justo.

sábado, 21 de abril de 2012

MMA/UFC, apesar da violência a prática ganha popularidade

Jon Jones e Rashed Evans - Foto Reprodução-MSN

A pratica esportiva que mais tem ganhado popularidade nos últimos tempos é o MMA/UFC. O esporte que reúne a prática de diversas lutas é também o que imprime o maior contato físico entre os competidores e chega ser em alguns momentos um tanto violento.
Já há discussões com relação a essa prática ser nociva à juventude por se julgar que incentiva à violência. Já se constou também que a incidência de acidentes fatais durante a prática desse esporte é maior que com a do Box que era até pouco tempo considerado o esporte mais violento.
A verdade é que todo esporte tem que ser praticado respeitando-se o adversário e nos casos de luta, o praticante precisa ter consciência de que só deve utilizar seus conhecimentos em competições oficiais ou amistosas, porém dentro do espaço apropriado; nunca nas ruas.
Atualmente são cada vez mais frequentes as brigas de adolescentes nas escolas. A mania de querer “tirar as diferenças” no tapa já não é mais coisa de garotos; as meninas também vivem se “atracando” muitas vezes por motivos tolos como disputa por namorado.
É claro esse tipo de atitude tem muito mais a ver com a educação que as crianças recebem em casa do que mesmo por influência do que ver na mídia.
Em se tratando da UFC, tirando as “porradas”, a luta tem momentos que até parecem ser românticos; a começar pela pesagem; quando os dois oponentes se encaram, tem-se a impressão que estão a ponto de se beijarem.
Mesmo no decorrer da disputa é um agarra-agarra com chaves de coxas e rosto colado que nem parece luta.
Violento ou não, fato é que o esporte vem conquistando cada vez mais adeptos, popularidade e espaço na mídia. E com ele muita gente sonha em transformar a vida dando “porrada”.