Páginas

Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PT de Guarulhos dar aulas a pré-candidatos a Vereador

Ex-prefeito Eloi Pietá, sempre bem recebido na Cidade - Foto Google
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Guarulhos realizou nos dias 28 e 29/01, um trabalho de preparação com os pré-candidatos a vereador na cidade na eleição de outubro próximo.
Logo na abertura do evento os aspirantes a uma cadeira na Câmara ouviram depoimentos de vereadores veteranos como Jonas Dias, Zé Luiz ex-presidente do PT Municipal e o ex-vereador e atual Deputado Estadual Alencar Santana, que falaram sobre suas experiências em campanhas e no exercício dos respectivos mandatos.
Outra presença recebida com muito carinho por todo público presente, formado por pré-candidatos e representantes, foi a do ex-prefeito Eloi Pietá que também foi vereador por vários mandatos na cidade.
Pietá lembrou as campanhas em que foi candidato desde o início da década de 1980 quando o partido ainda não tinha a popularidade nem a aceitação que tem hoje, falou das dificuldades para se eleger um vereador do PT naquela época e das expectativas de crescimento da atual bancada petista na Câmara na próxima eleição.
Os candidatos a candidatos a vereador poderam contar ainda com orientações sobre condução e coordenação de campanha, ministradas pelo jornalista e coordenador de campanhas Justino Pereira; com orientações do departamento de finanças do partido sobre gerenciamento financeiro, sobre legislação, procedimentos, comunicação, entre outros.
O evento contou ainda com a presença do Prefeito Sebastião Almeida e do vereador Professor Auriel que falou de suas experiências em três campanhas vitoriosas para vereador e apresentou um resumo do que é a atividade de um vereador no dia-a-dia da Câmara.
Diante da ansiedade do público presente em querer sempre tirar mais informações dos palestrantes, o atual presidente do diretório municipal e coordenador do evento Benedito Aparecido (Bené), salientou por diversas vezes no decorrer das apresentações que não se tratava de um curso, que o partido criará novas oportunidades para que os pré-candidatos possam obter mais detalhes.
Diferente do que acontece em outros partidos, a procurar de militantes do PT por uma legenda para vereador é maior que o número de candidatos que o partido pode lançar, desta forma, quem ainda não concorreu em eleições anteriores ainda não tem legenda, e terá que disputar primeiro a legenda para se credenciar à disputa de uma cadeira na Câmara Municipal em Guarulhos.
A eleição só começa oficialmente em junho, mas quem pretende disputa-la já está trabalhando faz muito tempo.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O preço da liberdade

A liberdade guiando o povo - Eugène Delacroix / Wikipédia
Liberdade é um direito fundamental de todo e qualquer ser.
Mesmo os vegetais necessitam de liberdade, de espaço para se desenvolverem. Para os vegetais a privação da liberdade pode lhes custar uma deformação física e até a própria vida. Um vegetal privado de liberdade tende a buscar e ocupar todo o espaço que lhe é disponibilizado e quando esse espaço não é suficiente para o seu desenvolvimento, ele se atrofia e morre.
Com o reino animal não é diferente.
Para o ser humano dotado de racionalidade e mesmo para os animais, irracionais; a privação da liberdade também causa atrofiamentos, dependência e consequentimente as mortes existencial e física.
De acordo com o Dicionário Houaiss, entre outras definições, liberdade é:
“O grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal”;
“O conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, considerado isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei”;
“A condição daquele que não se acha submetido a qualquer força constrangedora física ou moral”;
“A condição daquele que não é cativo ou que não é propriedade de outrem”;
“A condição de um animal que não vive em cativeiro”;
“O estado daquilo que está solto, sem qualquer empecilho tolhendo os seus movimentos”;
“O estado de um país que não se acha submetido a um jugo estrangeiro; independência”;
“A possibilidade que tem o indivíduo de exprimir-se de acordo com sua vontade, sua consciência, sua natureza”...

Por outro lado, toda liberdade tem um preço.
A primeira moeda de troca que se faz necessária para pagar pela liberdade chama-se responsabilidade. Ganhar a liberdade significa poder tomar suas próprias decisões; e a partir do momento em que se torna livre para decidir, se torna também responsável pelos próprios atos, pelas iniciativas e decisões adotadas e pala própria sobrevivência; do contrário não é liberdade. Não pode considerar-se livre quando se depende de terceiro para seguir em frente.
A receita aplica-se não apenas a seres humanos; mesmo os animais irracionais, se colocados em liberdade são obrigados a proverem seus sustentos; através da caça, da busca e até mesmo da disputa.
Os próprios escravos ao conquistarem suas tão sonhadas liberdades se deram conta de que a conquista não era verdadeiramente um prêmio. Enquanto escravos, não tinham terras, mas tinham trabalho e alimento; livres, continuavam sem terras, e também sem o sustento, até então subsidiado pelos seus senhores.
O conceito de liberdade pode ser um tanto controverso.
Manter um animal preso num quintal, por exemplo, mesmo dando-lhe alimentação e cuidados, não deixa de ser privação da liberdade; no entanto, “liberta-lo” na rua, pode parecer libertação, porém é devolver a ele a responsabilidade de buscar seu próprio sustento, e pode significar abandono.
Em diversas ocasiões cidadãos que cumpriram pena em detenções e ganharam a liberdade, retornaram e pediram para continuar na prisão, tentaram pular o muro para dentro do presídio ou até cometeram novo delito com a finalidade de voltar a ter o sustento que a liberdade não foi capaz de lhes proporcionar.
É comum as pessoas pensarem em ter seus próprios negócios para ter liberdade; mas quando conseguem, mesmo sendo bem sucedidas, descobrem que nesse caso a liberdade era ilusão.
O maior desejo da maioria dos jovens é alcançar a maioridade para ter a sua emancipação, a libertação do controle dos pais; no entanto, muitos ainda continuam dependendo financeiramente dos “velhos” mesmo depois que conseguem a suposta liberdade.
Com o tempo a gente percebe que a maioridade que trás consigo a liberdade é importante, porém, trás também uma carga de responsabilidade e a velocidade no passar dos anos que nos faz pensar que após atingir a maioridade os anos passam mais depressa.
A verdade é que a liberdade é como o alimento; não dar pra viver sem ela, como não dar pra viver sem ele; é preciso pagar o preço!!! 

sábado, 14 de janeiro de 2012

Há ratos no Senado Federal


Foto: Google
Funcionários e frequentadores do Senado Federal devem estar em pánico.
É que a casa está sendo dedetizada depois que uma funcionária foi mordida nessa sexta-feira 13/01.
Quanto a mordidas no Senado e em outros orgãos públicos não há nenhuma novidade, a questão é que ainda não se sabe quem abocanhou a funcionária.
No entanto, já se fez uma descoberta fantástica por lá!
Descobriu-se que no Senado tem RATOS!!!
Tomara que o veneno utilizado na dedetização seja forte o suficiênte para eliminar pelo menos os ratos menores.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Nota de falecimento... Descanse em paz

Dona Olívia - Foto: Reprodução/Reginaldo
Depois de três semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Bom Clima em Guarulhos/SP, Faleceu na última quarta-feira 05/01, às doze horas e quarenta e cinco minutos, aos oitenta e seis anos de idade, a Senhora Olívia Josefa de Melo, viúva do Senhor Mariano Bezerra de Melo e mãe do editor desse blog.
Dona Olívia, como era conhecida, era filha de Torquato Leite da Silva e Josefa Maria da Conceição, ambos já falecidos; foi um exemplo de mãe e esposa; e deixou dez filhos maiores, sete noras, dois genros, vinte e cinco netos, algumas dezenas de bisnetos, quatro irmãs, diversos sobrinhos e muitos amigos.
Natural da cidade de Altinho no Estado de Pernambuco aonde viveu em área rural, a Senhora Olívia, durante algum tempo nas décadas de cinqüenta e sessenta, foi mãe e pai para os filhos; enquanto seu esposo buscava subsídio para o sustento da família trabalhando em outros Estados como Rio de Janeiro e São Paulo.
Após perder o esposo vitimado por uma trombose no final da década de oitenta, atendendo a pedidos da maioria dos filhos, Dona Olívia deixou o estado de Pernambuco e partiu para São Paulo.
Sempre apegada à família se “dividiu” para viver um pouco na companhia de cada filho.
Com o tempo os problemas de saúde foram surgindo: mal de alzheimer e diabetes foram os principais; e essa Senhora ainda foi vítima de uma queda que lhe causou fratura do femour da perna esquerda, e lhe deixou imobilizada e dependente; condição que foi se agravando gradativamente no decorrer dos últimos cinco anos, tornando-a totalmente dependente.
A mulher trabalhadora, dedicada, protetora, fiel... aos poucos foi se despedindo de cada um dos filhos, noras, genros, netos, sobrinhos e amigos que a visitaram na UTI do Hospital; apenas com um olhar, já que ha algum tempo, não era mas capaz de pronunciar uma única palavra.
Há três semanas sendo alimentada por soro, já que seu intestino não mais funcionava, aquela “Mulher valente” viveu até a última “gota de vida”; e não poderia, jamais, ter como causa de sua morte um único motivo; por isso, a declaração de óbito emitida pelo Dr. Dario Marques dos Santos apresenta como causa da morte: “Morte encefálica, Acidente vascular cerebral isquêmico e Hipertensão arterial sistêmica”. 
E assim se foi aquela que foi uma grande mulher, uma grande esposa (onde meu pai estiver sabe que digo a verdade), a melhor mãe, “a minha mãe” e dos meus sete irmãos e duas irmãs.

DESCANSE   EM   PAZ   DONA  OLÍVIA!!!!!!!!

--------------------------------------------------//-------------------------------------------------------

Música: VALOR DE MÃE
Autor: Reginaldo Bezerra


Mamãe eu não quero lhe pedir desculpas
Por todas as vezes que lhe fiz sofrer
Pois, sei que desculpas de nada adiantam.
Pra que eu entendesse tive que crescer

Você sofreu muito até que eu nascesse
Carregando o pêso pra lá e pra cá
Até sua vida você arriscou
Pra me por no mundo com tanto amor
Me dando a vida sem nada cobrar

Mamãe eu não vou esquecer
De todas as vezes que lhe fiz chorar
Das horas de sono que você perdeu
No meio das noites pra me alimentar

Sei que muitas vezes já lhe fiz sofrer
Estou arrependido não posso negar
Porém, só agora que eu pude entender.
O valor que os jovens não conseguem ver
Naquela que sempre lhes defenderá.

Mamãe eu não vou esquecer...

domingo, 1 de janeiro de 2012

Feliz ano novo

Foto: Getty Images
Chegou o tão esperado 2012.
Esperado por todos aqueles que acreditam que ele possa ser melhor que 2011.
Por quem passou por catátrofes e tragédias como as do Rio de Janeiro e do Japão.
Para aquelas pessoas que perderam a vida em 2011, o fim do mundo previsto para 2012 chegou um ano antes.
É bem verdade que para muita gente que sobreviveu a aquelas tragédias e a tantas outras menores porém não menos trágica para quem perdeu algum parente ou amigo, esse ano que acabou será lembrado como o ano do renascimento.
Um novo ano se inicia e com ele a esperança que seja em todos os aspectos melhor que o ano que terminou.
Que as repressões e as guerras dêm lugar ao respeito, à paz, à Democracia em toda sua escência, onde a vontada da maioria seja respeitada, mas que seja no mínimo tolerada a vontada das minorias.
Que seja bem vindo 2012.
E que ele despeje sobre os seres desse Universo o exemplo da foto acima para ser seguido.
FELIZ ANO NOVO!!!, SAÚDE, PAZ E SUCESSO A TODOS.